..................................

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Outubrite


Apesar de termos, hoje em dia, uma oferta enorme de Universidades e Faculdades, e os vestibulares já não serem tão difíceis como antigamente, ainda assim, alguns cursos continuam com grande disputa e as Universidades Federais também, onde o número de vagas é muito menor que o número de candidatos.
Os candidatos para estas Universidades Federais ou para os cursos mais disputados, iniciam seus estudos para os vestibulares, ainda no início do ano e, quando chega o mês de outubro, temos o que muitos chamam de: outubrite.
Outubrite, nada mais é que as crises que ocorrem no mês de outubro, quando ocorrem as inscrições para os vestibulares e os fatos começam a tornarem-se "mais concretos". Ou seja, toda aflição que eles tem desde o início do ano, se intensifica, chegando ao extremo neste mês de outubro. Muitos trocam de opção para o vestibular agora, mesmo tendo certeza, até setembro,que queria outro curso. Bate muita inseguranças, incertezas, ansiedades, tristezas e dúvidas.
Existe um peso grande na decisão de uma profissão, não somente para o curso universitário. Expectativas profissionais, mercado de trabalho, opiniões de todos os lados e, mesmo com Orientação Profissional, muitos não se sentem tranquilos o suficiente e seguem outros cursos que julgam mais fáceis de passar.
Esta época do ano, muitos alunos já estão bastante cansados e isso é normal. O vestibular é uma etapa estressante do processo e exige uma grande dose de tensão dos vestibulandos. Para muitos, passar é uma obrigação familiar, onde não se pode desapontar os pais, e esta etapa, não deveria ser encarada desta forma. Porém, devemos lembrá-los, que nada disso é questão de vida ou morte e "perder" um ano, não é exatamente uma perda, ao contrário, tudo irá depender de como a situação é encarada e o que for feito depois disso, planos, objetivos, expectativas, enfim...
Ter momentos de lazer é fundamental para baixar a ansiedade e todo desconforto que os vestibulandos sentem especialmente do mês de outubro em diante.
DICAS IMPORTANTES:
- Converse com o Orientador da sua escola e pergunte sugestões sobre suas ansiedades e inseguranças.
- A escola pode conversar com os pais, passando orientações valiosas sobre como lidar com os vestibulandos. Procure o Orientador e tire suas dúvidas e incertezas.
- Os pais devem procurar não transferir suas inseguranças aos filhos, ao contrário, o vestibular é somente uma etapa e que todos passarão por ela juntos com aprovação ou não.
- Incentivar aos vestibulandos momentos de lazer e descontração e não somente horas e mais horas de estudo.
- Os colegas podem ouvir, pois muitas vezes a linguagem entre eles é comum e todos se sentem mais confortáveis para desabafar. Não deixe de encontrar seus amigos e colegas e não fique só voltado aos estudos.

TUDO NA VIDA É UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário