Pai Educador - Formando Crianças no Novo Século:
- LIMITE E TEMPO de Tv e de Internet, além de acompanhar o que eles estão vendo na Tv e o que coloca na rede e com quem se relaciona pela internet.
- DÊ EXEMPLOS em suas atitudes. Eles não admitem um discurso e atuação diferente do que é falado.
- ROTINA E HORÁRIOS são muito importantes. Hora para dormir, acordar, horários das refeições. Isso lhe ajudará a se organizar para vida, com compromissos e horários.
- DIÁLOGO sempre é o melhor caminho. Converse muito com seu filho, só assim você saberá mais sobre seu filho. Não é ser amigo, é ser pai e mãe e ter diálogo.
- OPORTUNIZE SITUAÇÕES CULTURAIS, leve ao cinema, teatro, livrarias. Cultura e conhecimento é um dos maiores e melhores bens que podemos deixar aos nossos filhos.
- DEIXE-O RESPONSÁVEL POR TAREFAS domésticas. Para cada idade, uma tarefa possível de ser realizada. Ele faz parte do núcleo familiar, seu primeiro grupo social e, conforme vai crescendo, pode e deve ter obrigações domésticas, isso fará fazê-lo pertencer e também ter responsabilidades com este grupo e seu ambiente e não somente ser servido e usufruir.
- SEJA FIRME E COERENTE - não fale o que não poderá cumprir e saiba que você é o adulto da situação e sabe o que é melhor para seu filho. "O choro de hoje do filho, evitará o choro de amanhã dos pais."
- ELOGIE sinceramente e sempre o bom comportamento - todos nós gostamos de elogios e reconhecimento pelo que fizemos de certo e bom, ajuda a não temos aquele sentimento cruel de que nunca fizemos nada suficientemente bom.
- Aproveite o TEMPO JUNTOS com seus filhos - o tempo passa muito rapidamente e, quando vimos, eles estão fazendo vestibular e saindo de casa e você já nem reconhece mais seu filho por não ter estado junto e acompanhado a sua transformação. Não basta estar junto fisicamente, mas estar inteiro na relação com seu filho.
- Não tenha medo de fazer com que ele ASSUMA AS CONSEQUÊNCIAS do que não faz certo. Poupá-lo ou não fazer com que sofra consequências, fará com que ele passe a acreditar que a vida será sempre assim e sabemos que isso não ocorre. Tirar a Tv, o computador, ou um passeio, ou ainda algo de que ele realmente se importe, é uma das formas de fazê-lo refletir sobre seus atos e consequências.
- CRITIQUE OS ATOS E NÃO A ELE - não gostar do que ele fez e não que não gosta do filho.
- Seja PRESENTE NA ESCOLA - é o segundo grupo social, onde seu filho passe grande parte do dia, quase todos os dias. Portanto, venha até a escola e participe, converse e valorize a escola do seu filho.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário