..................................

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Comprometimento dos Pais para as Necessidades dos Filhos


Sabemos da importância da infância para o desenvolvimento humano e muitos cuidados e atenções vem sendo dadas a partir desta constatação.
Apesar dos cuidados existentes, temos como realidade, uma grande parte de crianças que apresentam sérios prejuízos relacionados à sua saúde como um todo. Quando uma criança, não está bem, isso pode vir a comprometer inclusive seu futuro e o de sua família também.
Hoje em dia ter um filho com algum tipo de dificuldade, com algum tipo de déficit é mais comum do que se acredita. Para muitos pais, continua sendo um estigma para eles e para a criança, ou alguns pais se sentem fracassados na educação dos filhos ou perseguidos pela escola que aponta a dificuldade que eles não querem ver.
Hoje em dia, existem vários tratamentos, intervenções e recursos que podem ser utilizados, objetivando amenizar as dificuldades apresentadas e, ao mesmo tempo, potencializar as habilidades de cada criança.
Mas, acima de tudo, existe a necessidade, sempre urgente dos pais se COMPROMETEREM, com as necessidades e dificuldades que o filho vem apresentando. Para haver comprometimento, é necessário que a família dê votos de confiança na escola, aos encaminhamentos que a escola solicitar. Assim como, quando o profissional adequado a necessidade iniciar o trabalho, é necessário que a família persista no atendimento. Pois, muitos familiares, levam a criança e não persistem em atendimento nenhum e, ao mesmo tempo, falam para a escola que: " levaram a criança em todos os profissionais que lhes foram solicitados". Porém não ficou em nehum.
A persistência da família, as intervenções realizadas, muitas vezes longas e com resultados que não são imediatos, a credibilidade nos profissionais e na escola, o apoio afetivo, com adesão incondicional, com certeza, os resultados com a criança serão, sem dúvida, muito mais satisfatórios e a criança e a família muito mais feliz. É o que a escola deseja, trabalha e espera e deveria ser o que os pais esperam também. Sem a união entre a família e a escola, não conseguiremos este nosso objetivo. Este é o verdadeiro comprometimento dos pais com a saúde, educação e bem estar dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário