..................................

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pais separados - Filhos para sempre


Os pais se separam, mas os filhos são para sempre. Parece óbvio, mas não é. Muitos casais quando se separam, acabam distanciando-se também dos filhos.
Frequentemente nos deparamos com pais separados e o filho sendo coagido por um deles a se afastar do outro. A forma para isso são várias: Criam-se obstáculos, proibições, comentários pejorativos, mentiras, implantaçõews de falsas memórias e até mesmo chantagens emocionais para que o filho tome "partido" de um dos lados e afaste-se do outro.
Esta prática leva o nome de alienação parental. Hoje em dia, já existe um projeto de lei, que prevê punições, pagamento de multa, prisão e até a perda da guarda da criança para os adultos que tiverem este tipo de comportamento com o filho. Este projeto foi muito comemorado pelas instituições de apoio aos pais separados, que, segundo eles, protegerá a integridade dos filhos em caso de conflitos entre os pais. Este projeto, virando lei, auxiliará a inibir os pais que provocam ou causam estas situações com os filhos. Servirá como um alerta, que a partir de agora, terá maior rigidez contra estes comportamentos.
Muitas crianças são expostas física e emocionalmente nas disputas dos pais, sem perceberem contudo os prejuízos que estão causando nos próprios filhos. No documentário "A Morte Inventada", lançado em abril de 2009, podemos constatar estes fatos dolorosos nos relatos apresentados.
É indiscutível o fato que, privar um filho da convivência de um dos pais ou denegrir a sua imagem causa traumas profundos na criança. Verdades comprometidas, meias verdades, mentiras, falta de confiança, crise de identidade, falta de referência, enfim... Cada um tem o direito de conhecer o seu pai e sua mãe como são e não aos olhos do outro que vem com seu olhar de marido ou esposa. Respeito com os direitos do filho e de não colocá-lo no meio de uma disputa ou ainda como "moeda de troca" não é digno para ninguém.
As separações são dolorosas e para os filhos também. Existem ex-marido e ex-esposa, porém nunca existirá ex-filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário